quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Eleições no Gabão simboliza o fim de uma Era

quarta-feira, 2 de setembro de 2009


Este é um momento histórico para os Gabanesses. É a primeira vez desde a década de 1960 que eles não sabem qual será o resultado das eleições. Bem como, a primeira vez desde aquela década que o nome ''Omar Bongo'' não aparece na disputa".

Dezoito candidatos estão concorrendo para substituir o ex-presidente Omar Bongo, falecido em junho deste ano, que governou o país por mais de quatro décadas e foi o único candidato em muitas eleições. No entanto, alguns críticos afirmam que ainda é muito cedo para declarar a democracia na pequena nação africana rica em petróleo. O Gabão é o quarto maior produtor de petróleo da África subsaariana, e o terceiro maior produtor mundial de manganês. Além disso, é o segundo maior exportador de madeira da África. Porém, estima-se que 60% de seus 1,5 milhão de habitantes do país viva abaixo da linha da po­­breza.
Ainda que vários candidatos lamentem a falta de desenvolvimento desta nação do oeste africano, vários deles trabalharam no governo durante anos. Com a retirada de Oye Mba, os principais concorrentes de Ali Bongo são o ex-ministro de Interior An­­dre Mba Obame e o líder oposicionista radical Pierre Mam­­boundou.

1 comentários:

Alisson Damasceno disse...

Parece ser tarde, mas nunca é demais para prodredir e, felizmente, o continente africano começa a perceber essa nova vertente. Sabemos que a democracia não é dos melhores, mas dos que existem, é, sem sombra de dúvida, o melhor. Nós ocidentalistas que já sentimos o sabor da democracia ficamos mais felizes por esse progresso.

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket