sábado, 12 de setembro de 2009

Inundações deixam 600 mil desabrigados no oeste da África

sábado, 12 de setembro de 2009

Dacar, 9 set.- Pelo menos 600 mil pessoas tiveram que deixar suas casas em vários países do oeste da África em virtude das inundações que desde julho atingem a região e que já deixaram 160 mortos.

Segundo o escritório de coordenação de assuntos humanitárias das Nações Unidas (Ocha), quase todos os países do oeste da África estão sendo afetados pelas inundações, que arrasaram um número ainda indeterminado de casas em Burkina Fasso, Níger, Mali e Senegal. Pelo menos 33 pessoas morreram em Burkina Fasso desde agosto, enquanto no norte do Benin 80% das terras cultivadas ficaram alagadas, segundo números do Ocha.

No Níger, sete pessoas morreram por causa das enchentes que afetaram outras 57 mil. As fortes chuvas registradas no país destruíram colheitas e provisões, despertando temores de crise de fome e outros problemas entre os nigerinos.

No Senegal, o norte e o centro foram as áreas mais atingidas pelas inundações, que deixaram cinco mortos e tiraram de suas casas milhares de famílias. Em vários bairros dos arredores da capital, Dacar, as povoações afetadas foram hospedadas provisoriamente em centros de apoio.

As inundações atingiram também Serra Leoa, onde as vítimas chegam a 103. Já a Federação Internacional da Cruz Vermelha (FICV), anunciou hoje, um fundo de emergência de 657.599 euros para um programa de ajuda aos desabrigados em todos os países de África Ocidental.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) estima que serão necessários US$ 12 milhões para ajudar as comunidades agrícolas do centro e do oeste da África.



http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1298259-5602,00-INUNDACOES+DEIXAM+MIL+DESABRIGADOS+NO+OESTE+DA+AFRICA.html

2 comentários:

Mariana Almeida disse...

É O AQUECIMENTO GLOBAL!
Já temos até tornados no Brasil!

Jerlaine Santos disse...

As enchentes são calamidades que no geral provocam grandes prejuizos. Essa imagem, lembra e muito as ocorridas no sul do Brasil. Pense aí no sofrimento dos envolvidos (desabrigados). Todas ajuda nesse momento é sempre bem vinda!!

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket