domingo, 13 de setembro de 2009

África dos pobres

domingo, 13 de setembro de 2009
Há muitas décadas o continente africano sofre com o binômio conflitos armados e pobreza. Na África, os conflitos sempre foram brutais, com o recrutamento de crianças, mulheres e práticas de mutilação, conforme vimos.
As causas fundamentais desses conflitos estão, em geral, relacionadas à fraqueza e à pouca ou nenhuma legitimidade dos governos. Uma cultura de violência e personalismo na política ainda marca os jovens Estados africanos, herdeiros do domínio colonial europeu. Essa fragilidade manifesta-se no caráter vulnerável a intervenções internacionais e na permissividade ao mercado informal, que possibilita a circulação de armas ilegais. Ao agir em nome de interesses privados, o Estado permite que outras forças políticas incluindo grupos armados preencham o vácuo do poder público.
É interessante notar que na África há um paradoxo entre a pobreza do povo e a riqueza da terra. Ao mesmo tempo em que o continente concentra os piores índices de desenvolvimento humano, também tem reservas de extraordinárias riquezas naturais, como petróleo, diamantes, ouro, cobre, cobalto e coltan (liga metálica usada na fabricação de componentes eletrônicos). Parte dessas riquezas foi drenada para financiar a violência contra as próprias populações africanas como, por exemplo, os diamantes de sangue de Angola, Congo e Serra Leoa. Outra parte enriqueceu grandes investidores estrangeiros, com as bênçãos de governos instáveis e corruptos.
Esses conflitos causaram mortes e desordem no continente africano. É necessária uma interação mundial no sentido de se pensar a África como um território que merece mais ajuda e atenção dos órgãos internacionais.

1 comentários:

Riccio disse...

É desconsertante e desanimador existir enquanto ser humano, enquanto ser pensante, e ter consciência que realidades como as da África ainda persistem.

E pra constatá-las não é preciso nem ir tão longe... Como já diria Caetano Veloso "O Haiti é aqui".

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket