quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha divulga suas operações na África.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) mantém uma forte presença operacional na África, com atividades que se concentram na proteção e assistência às pessoas afetadas pelo conflito armado ou outras formas de violência. Também promove um maior reconhecimento e uma implementação mais abrangente do Direito Internacional Humanitário em todo o continente.
A República Democrática do Congo, a Somália e o Sudão aparecem como as maiores operações da organização a nível mundial. Apesar das iniciativas internacionais de paz, a situação continua volátil em Kivu do Norte e Kivu do Sul e nas províncias ocidentais na República Democrática do Congo, na parte oeste de Darfur e nas regiões ao sul do Sudão e nas partes central e sul da Somália. Um grande número de pessoas, principalmente civis, sofrem as consequências, que incluem mortes, ferimentos, deslocamentos e dificuldades econômicas.
Na República Centro-Africana, o CICV aumentou seus esforços para suprir as necessidades das pessoas afetadas pelo conflito no norte da região. No leste do Chade, uma região propensa à insegurança crônica e à violência localizada, o CICV assiste os deslocados, feridos, necessitados e detidos. Nas regiões ao norte de Mali, Níger e Nigéria, o CICV trabalha junto com as Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha de cada país para ajudar os civis obrigados a fugir das desavenças esporádicas entre forças do governo e vários grupos armados.
Na Etiópia, as atividades foram reduzidas significantemente devido ao fato de o governo somali ter expulsado o CICV do Estado Regional Somali em 2007. A situação na Costa do Marfim, Eritreia, Libéria e Uganda, onde os deslocados começam a retornar para suas casas, o CICV reduziu o socorro emergencial e se concentrou em ajudar as comunidades a reconstruírem seus meios de subsistência e sua infraestrutura – sobretudo nos setores de abastecimento de água e saúde.
Em outros lugares, o CICV continua adaptando suas estruturas e operações, reduzindo onde necessário em contextos pós-conflitos, como em Angola, República do Congo e Serra Leoa.
Assim, esta organização humanitária têm continuado independente de qualquer Estado e reduzido danos às populações vitimadas com guerras constantes nestes territórios e demonstrado o quanto a boa vontade internacional pode fazer a diferença. Pelas informações prestadas no site é perceptível também a importância do exercício do Direito de Ingerência. E, outrossim, que este não é só um instituto jurídico a disposição da Ciência/Tecnologia do Direito, mas tem feito a diferença nestas milhares de vidas humanas.

0 comentários:

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket