domingo, 20 de setembro de 2009

Comentando o blog Pardal: Honduras

domingo, 20 de setembro de 2009

A campanha eleitoral para as eleições gerais em Honduras tiveram início, apesar da falta de reconhecimento da comunidade internacional.
O governo interino, liderado por Roberto Michelleti, deu continuidade ao calendário eleitoral mesmo sem o respaldo da Organização dos Estados Americanos (OEA) e sem um acordo político interno.
A campanha eleitoral começa em meio a uma crise política no país. O presidente, Manuel Zelaya, foi deposto e expulso de Honduras no último dia 28 de junho.
A crise política eclodiu depois que Zelaya tentou fazer uma consulta pública para perguntar se os hondurenhos apoiavam suas medidas para mudar a Constituição.
A oposição era contra a proposta de Zelaya de acabar com o atual limite de apenas um mandato por presidente, o que poderia abrir caminho para uma reeleição do atual presidente deposto.
Os seguidores de Michelleti apostaram na realização do pleito para solucionar a crise, enquanto os apoiadores do presidente deposto, Manuel Zelaya, negaram o reconhecimento do processo.
As eleições gerais sem a restituição da ordem constitucional seriam a legalização da violência militar contra o Estado e portanto, inaceitáveis, foi um comunicado divulgado pela Frente Nacional Contra o Golpe.
O atual calendário eleitoral prevê a posse de um novo presidente no dia 27 de janeiro 2010.

0 comentários:

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket