domingo, 20 de setembro de 2009

Al-Shabaab mata vice-comandante da UA

domingo, 20 de setembro de 2009
Milícias da Al-Shabaab
O ataque foi perpetrado em retaliação à morte na Somália de um membro da Al-Qaeda


O vice-comandante das forças de manutenção da paz da União Africana na Somália, o Major-General Juvenal Niyoyunguruza, foi morto num ataque suicida em Mogadíscio.
Oito militares também perderam a vida quando bombistas suicidas conduziram dois veículos carregados de explosivos para dentro do principal recinto das Nações Unidas.
Militantes do grupo fundamentalista islâmico Al-Shabaab, que procuram derrubar o Governo somali de transição, disseram que estavam a vingar a morte, esta semana, de um dos seus líderes pelas forças norte-americanas.
O Presidente da Comissão da União Africana, Jean Ping, disse que o ataque não vai deter a sua missão na Somália.
"Condenamos vigorosamente este ataque contra os nossos elementos que garantem a paz e segurança na Somália. Mas o ataque não vai afectar a determinação da União Africana em fazer tudo o que é necessário para devolver a paz à Somália", frisou.

Ironia

Por ironia, o vice-comandante das forças de manutenção da paz da União Africana estava a caminho de um encontro para a entrega de pastas ao seu sucessor.
As forças para a manutenção da paz na Somália garantem a protecção física do Governo somali, que controla uma parte do país e conta com o apoio das Nações Unidas.

Jean Ping
O ataque não vai afectar a determinação da União Africana em fazer tudo o que é necessário para devolver a paz à Somália.
Jean Ping, presidente da Comissão da UA

A confirmação dos detalhes do ataque mortífero contra as forças de manutenção da paz da União Africana foi feita pelo Exército ugandês que comanda e fez o envio do maior número de tropas para a missão na Somália.
São vários os ataques fatais às forças de manutenção da paz na Somália mas o mais recente incidente é tido como particularmente grave por ter ocorrido dentro do acampamento das forças de manutenção da paz, do lado de dentro do perímetro dos portões, atingindo a caserna do mais destacado comandante local.

Baixas

Um porta-voz do Exército ugandês disse que o veículo, que transportava duas bombas, se infiltrou numa coluna militar que se dirigia para o acampamento e explodiu nas proximidades.
Para além da morte do Major-General do Burundi e de mais oito soldados, o mais destacado comandante da missão da União Africana foi ligeiramente ferido na cabeça e dez soldados gravemente feridos foram evacuados para tratamento médico no vizinho Quénia.
A Al-Shabaab, reivindicou a responsabilidade pelo ataque e disse que estava a vingar a morte de um suspeito da Al-Qaeda no país.
As forças norte-americanas, recorde-se, levaram a cabo na segunda-feira um ataque no sul da Somália que acreditam tenha morto Saleh Ali Saleh Nebhan, acusado de envolvimento em ataques da Al-Qaeda no Quénia em 2002.
Os Estados Unidos e as Nações Unidas defendem o fragilizado governo somali mas, a União Africana é a única com tropas no terreno para a proteger da contestada administração em Mogadíscio.
A União Africana tem-se queixado há já quatro anos, da insuficiência de equipamento e de soldados.


Fonte: http://www.bbc.co.uk/portugueseafrica/news/story/2009/09/090918_soamliaaudeathsmt.shtml

18 Setembro, 2009 - Publicado às 02:33 GMT

0 comentários:

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket