domingo, 20 de setembro de 2009

Comentário do blog "O Pardal"- Honduras

domingo, 20 de setembro de 2009
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de Honduras abriu no dia 31 o período de campanha para as eleições de 29 de novembro. Num pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão, o presidente do TSE, Saúl Escobar, pediu aos hondurenhos que façam das eleições gerais "uma festa cívica" e ajudem "a fortalecer a cultura política e eleitoral do país".Segundo o TSE, a campanha terminará em 24 de novembro.
As eleições foram repudiadas pelo presidente derrubado Manuel Zelaya, que pediu à comunidade internacional que não reconheça a votação, pois, se diz vítima de um golpe de Estado, uma vez que, o mesmo foi deposto do poder por militares e expulso do país pelos militares em 28 de junho,sob a justificativa de tentar burlar a constituição do país ao convocar plebiscito sobre reeleição.
Os seguidores de Zelaya realizam, no mesmo dia da campanha para abertura das eleiçõs, uma nova manifestação pedindo a restituição do presidente derrubado e que a população também não reconheça o processo eleitoral.
Os dois principais candidatos à Presidência, Elvin Santos, do governista Partido Liberal, e Porfirio Lobo, do opositor Partido Nacional, já começaram a veicular anúncios, a organizar comícios e distribuir material de propaganda .Os outros candidatos ao cargo são Felícito Ávila, do Partido da Democracia Cristã; Bernard Martínez, do Inovação e Unidade-Social-Democrata; César Ham, do Unificação Democrática (esquerda), e o sindicalista e independente Carlos Reyes.
No cenário internacional tal “golpe” não é bem visto , o nosso país constitui um exemplo disto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou o golpe em Honduras e disse que o Brasil não reconhecerá as novas eleições no país, marcadas para novembro, caso o presidente deposto, Manuel Zelaya, não retorne ao poder. Lula elogiou ainda as medidas tomadas pelos Estados Unidos contra o governo golpista de Honduras durante o discurso na visita oficial do presidente de El Salvador.

0 comentários:

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket