terça-feira, 18 de agosto de 2009

União Africana

terça-feira, 18 de agosto de 2009

A União Africana (UA) fundada em
2002 é a organização que sucedeu a Organização da Unidade Africana. Baseada no modelo da União Europeia, ajuda na promoção da democracia, direitos humanos e desenvolvimento em África, especialmente no aumento dos investimentos estrangeiros por meio do programa NEPAD (New Partnership for Africa's Development - Nova Parceria para o Desenvolvimento da África). Sendo seu primeiro presidente, o presidente sul-africano Thabo Mbeki.
A União Africana possui 53 membros, abarcando quase todo o continente africano.
Marrocos optou não participar porque Saara Ocidental foi aceito como membro. O Mauritânia foi suspenso depois do golpe de estado de 2008.
Tal como a sua antecessora, a Organização da Unidade Africana, a UA promove a integração regional como forma de desenvolvimento econômico. O objetivo final é a completa integração das economias de todos os países da
África, numa Comunidade Econômica Africana.
Neste momento, funcionam as seguintes organizações de integração regional:
· A
Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental,
· A
Comunidade Econômica dos Países da África Central,
· A
Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral,
· O
Mercado Comum da África Oriental e Austral e
· A
União Árabe do Magrebe.
Como cada bloco é autônomo, uma crise inicial em um pilar não afetará diretamente os outros que sustentam o programa de integração continental.
Em 1º de julho de 2009 o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma reunião da União Africana. Lula é o primeiro presidente latino-americano a participar da cúpula da UA. A reunião teve sua inauguração em Sirte, norte da Líbia.

"O futuro do Brasil liga-se com o da África (...) juntos podemos desenvolver melhor nossas economias." Presidente Lula

1 comentários:

Jullie Danielle disse...

Poucos paises da Africa tem um padrao de vida razoavel (sao comparados no maximo ao Brasil e Bulgaria). Por isso foi de salutar importancia a criacao da UA, pois existe uma maior probabilidade de tais paises, unidos, promoverem crescimento economico, desenvolvimento social, investimento financeiro, democracia, etc.

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket