terça-feira, 18 de agosto de 2009

A Somália e os Direitos Fundamentais

terça-feira, 18 de agosto de 2009


A situação na Somália é provavelmente a mais negligenciada e menos noticiada crise no mundo.

Este é o único país do mundo sem governo nos últimos 17 anos. Guerrilheiros continuam controlando partes do Estado. Em 2007, milhares de civis foram mortos ou feridos em Mogadíscio. Na Somália não há leis. Não há uma Constituição escrita defensora de direitos fundamentais e isso abre espaço para o crescimento do extremismo religioso, que é o grande responsável pela perseguição aos cristãos somalis. Há uma Carta de direitos do governo de transição, mas ela não possui restrições ou proteções à liberdade religiosa. Duas regiões no país - Somalilândia e Puntlândia - adotaram o islamismo como a religião oficial. Em ambas as regiões, os muçulmanos não podem abandonar o islamismo, sob pena de morte.

Em 2006, seis pessoas foram fuziladas por abandonarem a fé muçulmana e confessarem publicamente o cristianismo. Em 13 de abril de 2008, quatro professores cristãos, dois deles ex-muçulmanos, foram mortos por militantes islâmicos na cidade de Beledweyne.Extremistas têm acusado organizações cristãs de ajuda humanitária de aproveitarem o caos no país para divulgar o evangelho. Tais acusações acabam atraindo a atenção da mídia e levando a ataques públicos contra os cristãos por parte dos jornais locais. Além disso, os partidos políticos muçulmanos têm publicado relatórios que detalham os programas evangelísticos e advertem severamente o povo somali a manter distância de tais atividades.
Textos-bases disponiveis em:

1 comentários:

Clodoaldo Silva da Anunciação disse...

Eis a parte da África esquecida pelo ocidente...Pirataria, violação dos direitos humanos, radicalismo religioso e o país conhecido como um dos símbolos da pobreza e da miséria.

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket