quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Programa de Sensibilização Ambiental vai atingir 15% da população angolana

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Governo de Angola está promovendo o Programa de Educação e Consciencialização Ambiental (PECA) para que 15% da população angolana (atualmente calculada em 14 milhões de habitantes) seja sensibilizada em matéria ambiental até 2012.

Segundo o Vice-Ministro da Educação, o Executivo angolano tem desenvolvido um amplo programa virado à educação para a cidadania, onde a questão de educação ambiental e para a sustentabilidade da sociedade têm atenção especial.

Acrescentou que as ações de vários grupos da sociedade civil e setor privado, em campanhas de Educação para cidadania, com ênfase para o ambiente, espelham os avanços deste processo.
Com esta ação de formação, indicou, começa-se o processo de preparação nacional das conferências nas escolas, onde serão eleitos os delegados à conferência internacional, a realizar-se de 05 a 10 Junho de 2010, no BRASIL, sob o lema "Vamos Cuidar do Planeta".

O projeto vincula todos os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e surge no cumprimento de uma determinação da Plataforma de Cooperação desta Comunidade, na área do ambiente, e da Carta de Brasília, assinada em Maio de 2006, pelos ministros do Ambiente.

De acordo ainda com o vice-ministro da Educação, tanto a Plataforma de Cooperação, como a Carta de Brasília, reconhecem a necessidade de cooperação para a superação dos desafios crescentes, estabelecendo temáticas prioritárias, como a Biodiversidade, o combate à desertificação e a mitigação dos efeitos da seca, o eco-turismo e a educação ambiental.

A gestão ambiental marinha e costeira, a gestão de resíduos, gestão integrada de recursos Hídricos e as alterações climáticas energias renováveis fazem igualmente parte das prioridades deste projeto que foi idealizado por iniciativa do Governo brasileiro, em parceria com Angola e Cabo Verde.

Texto-Base disponível em

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/ambiente/2009/7/35/Programa-Sensibilizacao-Ambiental-vai-atingir-porcento-populacao,4a7109a8-56ab-475f-b5b1-ff4888708cb5.html


0 comentários:

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket