domingo, 30 de agosto de 2009

Mais de 70 ilegais podem ter morrido no Mediterrâneo

domingo, 30 de agosto de 2009
Dois dos imigrantes foram hospitalizados em estado grave
Agências humanitárias disseram nesta quinta-feira que cerca de 75 imigrantes ilegais podem ter morrido no Mar Mediterrâneo ao tentar fazer a travessia da África à Europa em um bote.
Cinco sobreviventes, três homens eritreus, uma mulher e uma criança foram resgatados pela Guarda Costeira da Itália à deriva entre Malta e a ilha italiana de Lampedusa.
Eles disseram que deixaram a costa líbia há três semanas, mas esgotaram seus suprimentos de comida, água e combustível.
Os sobreviventes afirmaram ainda que os demais no barco de 12 metros de comprimento morreram após beber salgada e seus corpos foram atirados no mar.
Risco
A guarda costeira italiana não confirmou imediatamente a história contada pelos imigrantes, mas disse que ela tem grandes chances de ser verdadeira, por ser muito similar a várias outras vividas por africanos que tentam chegar à Europa.
Dois dos sobreviventes foram hospitalizados em estado grave.
No início do ano, Itália e Líbia iniciaram patrulhas conjuntas no Mediterrâneo para impedir a chegada de imigrantes da África para a Europa.
Mas os pequenos e precários barcos continuam a chegar a Lampedusa, um dos primeiros pontos de contato de imigrantes vindos da África, onde eles são recolhidos em abrigos antes de serem expulsos.
A Itália recentemente tornou crime punível com cadeia e multa a tentativa ilegal de entrada no país.
Mas o correspondente da BBC em Roma David Willey diz que a mudança na legislação não parece ter diminuído o número de pessoas que arriscam a vida buscando uma nova vida na Europa.

Fonte: BBC Brail noticias

0 comentários:

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket