terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Baobá

terça-feira, 11 de agosto de 2009
A primeira vez que tomei conhecimento da magnitude do Baobá, estava sendo envolvida pela fantasia da infância que me proporcionava Antoine de Saint-Exupéry.
Quando o pequeno príncipe me fazia querer desenhar as imagens das histórias que contava, eu me vi por várias vezes a arrancar o Baobá do seu pequeno planeta para permitir que as rosas florescessem e perfumassem todo o ar.
Hoje, numa confissão, estando em outra fase da vida, eu seria incapaz de retirar o Baobá do seu planeta. É que o Baobá é muitas vezes mais bonito que uma rosa, ainda que seu tronco seja esquisito, que pareça mais um desastre da natureza e que não possua perfume algum.
O Baobá é um dos maiores símbolos da África, sendo até mesmo considerado sagrado por determinadas religiões e povos do enorme continente africano.
Não é necessária muita sensibilidade pra se entender o título que a grande e desconcertada árvore detém. Méritos absolutamente seus!
Entre gramíneas e arbustos que se desenvolvem em ambiente um bocado inóspito, com sol escaldante e pouquíssimos nutrientes, majestoso, gigante, e por que não dizer, exuberante, o Baobá se desenvolve melhor nestas mesmas savanas africanas, contrariando qualquer expectativa e se mantendo absolutamente resistente, autossuficiente e adaptável.
O Baobá, com suas raízes profundas e grossas, com tronco de madeira mole, mais largo do que alto, alcançando alturas entre de 5 a 25 metros, raramente ultrapassando os 30 metros, e contando com cerca de 7 metros no diâmetro, assusta pela capacidade de armazenamento de água, chegando a guardar em seu interior até 120.000 litros.
Além disso, trata-se de uma árvore totalmente aproveitável. a casca, reduzida a cinzas, é usada na fabricação de sabão; a entrecasca produz fibra grosseira, empregada na confecção de sacaria e cordame; e as folhas e frutos são comestíveis.
Encantador, o Baobá é um dos maiores colossos vegetais existentes no mundo, e mais que isso, admitindo-se que sua longevidade alcance milênios e, apesar de todas as intempéries, o Baobá é um sobrevivente, não muito diferente que todos os demais habitantes da África.


Postador por: Mariana Almeida

p.s. Eu gostaria de ter um Baobá em meu jardim.

3 comentários:

Internacionalizando disse...

Adorei a idéia de utilizar traços da cultura africana para denominar o Blog.
Ademais, achei providencial o nome tendo em vista que força sempre foi uma característica marcante deste Povo.

;)

Luciana

Dejanira Oliveira Góis disse...

Eu apreciei a idéia...É interessante pesquisar o tema e utilizá-lo no blog.

Anônimo disse...

muito criativo o nome parabéns adorei....

Luanda Mai

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket