sexta-feira, 21 de agosto de 2009

África do Sul: Os primeiros 100 dias da presidência de Jacob Zuma

sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Os sul-africanos assinalam os primeiros 100 dias da presidência de Jacob Zuma com uma reflexão sobre o que ele já conseguiu fazer em pouco mais de três meses no poder.

Zuma assumiu o cargo num período difícil, com o desemprego a crescer no país e, nas últimas semanas, com manifestações em dezenas de bairros pobres.

Jacob Zuma
Zuma deverá ter que enfrentar tempos mais difíceis.

No geral, os sul-africanos respiram de alívio agora que Jacob Zuma está no comando. Acabaram-se as obsessivas intervenções que caracterizaram os tempos da presidência de Thabo Mbeki.

Os ministros agora são nomeados e – até aqui - permitiu-se-lhes que exercessem livremente as suas funções. Mas a oposição não está convencida.

'Presidência cerimonial'

Helen Zille, a líder do maior partido da oposição, a Aliança Democrática, acusa Jacob Zuma de ter transformado o seu cargo numa presidência cerimonial, onde outras pessoas tomam por ele as decisões-chave. Mas Zuma sabe como lidar com questões populistas.

Quando os pobres e os sem-abrigo saíram para as ruas para protestar contra a falta de resultados palpáveis dos quinze anos de governação do ANC, o Presidente Zuma não apenas enviou os seus ministros para investigarem o que se estava a passar; ele próprio fez uma visita inesperada a um bairro pobre.

Isto é o que ele faz como muito poucos - falar com o povo. Mas a nível internacional Zuma também reparou alguns estragos.

A recente visita da Secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, foi bem sucedida e as tensões que há anos existiam entre Washington e Pretória sobre uma série de questões de política internacional parecem ter sido dissipadas.

Nos próximos anos o Presidente Jacob Zuma deverá ter que enfrentar tempos mais difíceis. O peso do desemprego e da pobreza da maioria dos sul-africanos é um problema quase insuperável.

Mas tanto na África do Sul como no estrangeiro, os primeiros 100 dias da presidência de Jacob Zuma estão a ser vistos como um sucesso. fnt/BBC

11 de agosto de 2009

2 comentários:

Alina Fialho disse...

É verdade, mas ainda assim a esperança da comunidade internacional é que este país finalmente viva em uma democracia verdadeira!

Alina Fialho disse...

É verdade, mas ainda assim a esperança da comunidade internacional é que este país finalmente viva em uma democracia verdadeira!

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket