sábado, 15 de agosto de 2009

Um pouco da cultura africana

sábado, 15 de agosto de 2009

A cultura africana é caracterizada pela diversidade. O continente é impregnado por valores sociais diversos que variam desde o patriarcalismo até o matriarcalismo extremo. Não é preciso ir longe, pois, em tribos vizinhas, podem ser encontradas práticas totalmente distinta.
Os africanos guardam a moral como valor maior, equiparando-a com a religião. Acreditam, também, que devem respeitar a natureza, a vida e os outros homens para que não sejam punidos pelos espíritos com secas, enchentes, doenças, pestes, morte, etc. Os rituais são repassados de geração para geração.
Muito da cultura africana sofreu supressão dos regimes coloniais. Entretanto, não se pode negar a sua influência coniderável em outros países, exemplo do Brasil, que acolheu valores, culinária, religião, dentre outros aspectos.
A cultura africana tem uma rica tradição artística representada por uma variedade de entalhos em madeira, trabalhos em bronze e couro. As artes africanas incluem esculturas, pinturas, cerâmica, máscaras cerimoniais e vestimentas religiosas. A cultura africana sempre deu ênfase na aparência das pessoas, e as jóias, colares, braceletes e anéis permaneceram como um acessório pessoal importante. De maneira similar, máscaras são feitas com desenhos elaborados e constituem parte importante da cultura africana, sendo utilizada em diversas cerimônias e rituais.
A cultura musical africana tem grande importância mundial. Ritmos originários da África subsaariana, em particular no Oeste da África, foram transmitidos através do tráfego de escravos pelo Atlântico e resultaram em estilos musicais como o samba, blues, jazz, reggae, rap, e rock'n roll.

0 comentários:

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket