sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Copa do mundo na África

sexta-feira, 14 de agosto de 2009
Pela primeira vez, um país do continente africano sediará a copa do mundo de futebol. Tal evento acontecerá no ano próximo de 2010 e ocorrerá na África do Sul, país escolhido entre os outros presselecionados, quais sejam, Marrocos, Egito e Líbia e Tunísia (binacional, como em 2002).
Para receber os visitantes no maior evento futebolístico do mundo, a Africa do Sul construiu cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo FIFA de 2010.
Uma delegação da FIFA completou uma primeira visita à África do Sul depois que o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2010. Os dirigentes disseram em seguida que vários aspectos técnicos e legais foram debatidos antes de os membros da FIFA deixarem o país.
Há especulações de que, acaso a África do Sul não termine as obras necessárias ao sediamento da Copa, é possível que o evento mude sua sede, que será transferida para Alemanha que já possui todo o aparato necessário para possibilitar os jogos, utilizando-se da estrutura da Copa do Mundo de 2006. Ainda há a possibilidade da Copa ser transferida para a Espanha ou Austrália.
Entretanto, é possível que esses países não sediem a copa, tendo em vista o grande investimento que deve ser feito, e aqueles não estejam preparados para o evento de grandíssimo porte que se aproxima.
Em 22 de setembro de 2008, foi apresentado o mascote oficial da Copa: o leopardo Zakumi. O nome vem dos termos “ZA” (abreviação de África do Sul) e “Kumi” (”dez”, o ano da Copa).

zakumi-leopardo

Em 08 de junho de 2009, foi iniciada uma greve por mais de 70 mil trabalhadores da construção civil da África do Sul, paralisando as obras de infraestrutura e até dos estádios para a Copa do Mundo de 2010. A União Nacional dos Mineradores, que também representa os operários, exige um reajuste salarial entre 13% e 15% para retomar as atividades - a oferta das empreiteiras foi de 10,4% de aumento. Em frente ao estádio Soccer City, em Joanesburgo, palco da abertura e do encerramento do Mundial, centenas de operários marcharam com pedaços de pau nas mãos.

Rafael Pirrho/GLOBOESPORTE.COM

"É importante dizer que a constituição da África do Sul permite que qualquer cidadão faça greve na luta por seus direitos. Então é algo que não podemos impedir. Mas nós e a Fifa sabemos que isso não vai afetar o cumprimento de nossos prazos. Vamos entregar todos os estádios com seis meses de antecedência", garantiu o chefe do Comitê Organizador Irvin Khoza. Foi o que informou o correspondente da África do Sul Rafael Pirrho.

À semelhança de nosso país, a África do Sul possibilita o direito de greve aos seus trabalhadores, como uma tentativa de reivindicar por seus direitos.

Passada a greve ainda é necessário concluir a construção de mais 5 estádios na África do Sul para sediar a copa, mas o diretor-executivo do Comitê Organizador da Copa do Mundo da África do Sul, Danny Jordaan, assegurou nesta segunda-feira (10/08/2009), em El Salvador, que o país terá pronta em dezembro toda a infraestrutura necessária para receber a competição em 2010.

3 comentários:

Rafael Almeida Teixeira disse...

é uma vitória

Henrique Sales disse...

até que fim começaram a valorizar a áfrica, mas porque ainda acham que a áfrica não é capaz de terminar as obras??? que povo peconceituoso!

Diego disse...

adorei o mascote... kkk

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket