quinta-feira, 13 de agosto de 2009

África: um mundo de contrastes

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Com cerca de 30 milhões de Km² e mais de 900 milhões de habitantes, distribuídos em 53 países, a África reflete contrastes que nos remete ao Brasil. Não é mera coincidência, pois o continente africano, desde os tempos mais remotos, doou algumas de suas características à formação da cultural e populacional brasileira.
Em uma visão panorâmica do norte ao Sul do continente africano, vemos a desigualdade gritante que assola a região. No norte, uma pobreza que machuca aos olhos mais sensíveis e, ao Sul, uma riqueza que nos deixa estarrecidos. Como pode o continente mais pobre do mundo abrigar o único Hotel de categoria seis estrelas do planeta?
A natureza do continente africano é digna de aplausos. Vegetações variadas brotam desde os climas mais secos até os climas mais úmidos. Neste particular, também, destacamos a semelhança com o Brasil, visto que as terras do continente africana são muito ricas em flora e fauna.
A cultura é indescritivelmente variada e remonta os períodos pré-históricos. Religião, culinária, costumes, difundiram-se em vários lugares do planeta, com destaque para o Brasil que, no período colonial, recebeu (de forma nada amigável) imigrantes africanos e agregou religião e mesclou a população africana ao povo que aqui já vivia.Falar da África é, ao mesmo tempo, maravilhar-se com as diferenças e retratos da natureza e entristecer-se com as injustiças sociais. Lembrar-se de milhares de crianças que, como as nossas, sofrem com a fome, a miséria e o descaso dos órgãos protetores dos direitos humanos.

1 comentários:

Clodoaldo Silva da Anunciação disse...

Sejam bem vindos a era do blog.. To de olho todos os dias nas matérias publicas.

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket