quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Piratas somalis capturam navio cargueiro na costa africana

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Um grupo de piratas somalis com armas automáticas capturaram um cargueiro na costa leste da África e mantém sob seu poder os 26 tripulantes, disseram autoridades Operação Atalanta, uma ação liderada pelos europeus para combater a pirataria.

O cargueiro de bandeira do Panamá MV Al Khaliq foi capturado a cerca de 320 km a oeste das ilhas Seychelles na manhã desta quinta-feira.

Noel Choong, que lidera o Escritório Marítimo Internacional contra a pirataria, disse que os piratas atacaram o navio utilizado por indianos. Choong disse que o sequestro demonstra uma nova tendência na pirataria somali: que tem como alvo embarcações distantes da costa e que utilizam armamento pesado.

Piratas sequestraram nesta semana outros dois navios, um navio graneleiro de Cingapura e um cargueiro chinês.

A Operação Atalanta afirmou ainda que os piratas tentaram, sem sucesso, sequestrar o MV Jolly Rosso, de bandeira italiana, na costa do Quênia nesta quinta-feira.

O Escritório Marítimo Internacional (IMB, em inglês) divulgou nesta quarta-feira relatório no qual aponta que os ataques de piratas a navios no mundo todo aumentaram em relação ao ano passado e chegaram a 306 nos primeiros nove meses de 2009, graças aos ataques mais frequentes no golfo de Áden e na costa da Somália, país que sofre com a falta de um governo efetivo e um resistente movimento rebelde.

Em um relatório divulgado em Kuala Lumpur, a representação da agência marítima da ONU (Organização das Nações Unidas) indicou que o número de ataques inclui os cem ocorridos em águas do golfo de Áden e os 47 registrados em frente à costa da Somália.

No mesmo período de 2008, a agência marítima contabilizou 293 ataques --dos quais 51 foram a navios que navegavam em águas do golfo e 12 que estavam no litoral somali.

Os ataques de piratas deste ano foram também mais violentos e um maior número deles --de 76 em 2008 para 176 em 2009-- envolveu armas.



Postado por Carolina Tebaldi e Jerlaine Santos



Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u641673.shtml

0 comentários:

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket