sábado, 24 de outubro de 2009

Missão angolana com George Chicoty tenta resolver crise migratória com Kinshasa

sábado, 24 de outubro de 2009
Uma delegação angolana, chefiada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, George Chicoty, parte nesta segunda-feira para a República Democrática do Congo (RD Congo, ex-Zaire) com o objectivo de encontrar uma solução para a crise migratória entre Luanda e Kinshasa.

A comissão indicada pelo presidente angolano, José Eduardo dos Santos, para resolver a situação dos angolanos expulsos do país vizinho, deixou Luanda pela hora de almoço, avançou à Agência Lusa o director para África e Oriente Médio da chancelaria angolana, Nelson Cosme, Além disso, membros dos ministérios da Defesa e do Interior também participam da missão. O assunto dominante nas conversações entre os dois países vai ser a questão da expulsão de milhares de angolanos da RD Congo durante a última semana por decisão do governo congolês, e ainda os milhares de repatriamentos de congoleses ilegais de Angola das zonas diamantíferas das Lundas.

Em declarações à Agência Lusa, Cosme disse que a delegação parte com o objectivo de “encontrar saída para a crise e abordar com o governo congolês questões de reforço da cooperação”.

O número de angolanos expulsos da RDC pode já ter chegado aos 30 mil, sendo que só na província do Zaire estão contabilizados cerca de 24 mil e no Uíge cerca de 4500.

Cabinda e Lundas são igualmente pontos de chegada de angolanos expulsos da RD congo.

Luanda já tornou público que a reciprocidade não está sendo aplicada nesta crise, visto que as repatriações de congoleses de Angola são apenas de ilegais e nas zonas diamantíferas das Lundas, enquanto da RDC estão sendo expulsos angolanos com situação legalizada, incluindo estudantes, professores, freiras, operários e ainda refugiados registados pelo Alto Comissariado das Nações Unidades para os Refugiados desde o tempo da guerra em Angola.

Fonte:Lusa
Disposto em: http://www.angolaxyami.com/Em-destaque/Missao-angolana-com-George-Chicoty-tenta-resolver-crise-migratoria-com-Kinshasa.html


Postado por: JULLIE DANIELLE DO CARMO ALMEIDA E KLEYTIONNE PEREIRA SOUSA

0 comentários:

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket