sexta-feira, 9 de outubro de 2009

África do Sul quer ampliar negócios com o Brasil, diz Zuma

sexta-feira, 9 de outubro de 2009
O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, afirmou nesta quinta-feira (8) que seu país quer ampliar a cooperação econômica com o Brasil.

Zuma veio ao Brasil acompanhado de uma delegação comercial de 45 empresas nos setores de energia, tecnologia da informação, mineração, finanças, infra-estrutura e farmacêutico. Nesta quinta-feira o presidente esteve em São Paulo e logo se dirigiu a Brasília.O presidente sul-africano disse que, depois de muitas décadas de isolamento durante o regime do apartheid, seu país finalmente está envolto na economia global e buscando novas oportunidades. Segundo ele, desde a volta à democracia o país não atingia uma estabilidade macroeconômica tão grande.

Zuma disse que as exportações da África do Sul para o Brasil têm aumentado nos últimos seis anos e que em 2008 o comércio bilateral entre os dois países chegou a US$ 2,52 bilhões de dólares - o que significa um aumento de 10% do ano anterior.

O ex-ministro Luiz Fernando Furlan estava presente no encontro com empresariado brasileiro e sul-africano desta quinta, que recepcionou Zuma, e disse que o Brasil e a África do Sul são países parecidos e que enfrentam desafios similares. "Nós podemos aprender com a experiência da África do Sul e vocês com a nossa."

Zuma foi eleito em maio passado. Apesar de ter enfrentado denúncias de estupro e corrupção, ele foi apoiado pelo ex-presidente Nelson Mandela e teve boa margem de votos no país.


fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/

0 comentários:

 
Núcleo Baobá. Design by Pocket